sábado, 26 de janeiro de 2013

O’ SURFE FECHA 2012 COM CHAVE DE OURO



NUM DOMINGO MÁGICO DE SOL RADIANTE E ALTAS ONDAS, A ONG “O’ SURFE” FECHA 2012 COM CHAVE DE OURO, COMEMORA O NATAL E A CHEGADA DE 2013 COM A COPA SURFE & NATAÇÃO SOCIAL 

(Participaram da Copa, em formato de Biathlon, nas atividades Natação no Mar e Surfe, exclusivamente alunos e ex-alunos da escola)

Com descontração, brincadeiras levadas a sério e muita ação, foram realizadas provas de Natação no Mar (Maratona Aquática, esporte olímpico), Gincana Ambiental e Surfe, na sede e Centro de Treinamento do clube, e também na areia da praia e no mar da Praia da Macumba, a 200 metros da sede.

No domingo 23 de dezembro, cerca de 60 pessoas compareceram ao café da manhã que abriu a Copa e participaram das atividades de confraternização, entre alunos, ex-alunos e seus familiares, instrutores e voluntários da ong e do Projeto Natação no Mar e Surfe Social, num ambiente natalino de amizade, festa, competição, premiação, palestras, cidadania e emoção.

CONFRATERNIZAÇÃO

Evento tradicional de fim de ano sempre em clima de alto astral realizado desde 2011, a Copa Surfe & Natação Social mais uma vez cumpriu com muito brilho o compromisso de confraternizar os integrantes da rede O’ SURFE de amigos e fiéis colaboradores e celebrar as conquistas de 2012.

O evento teve início com o café da manhã na sede do clube na rua Almirante Heleno Nunes, 203 e logo em seguida o professor Wesley Belo fez palestra interativa sobre Desempenho Esportivo. 

 A COPA NA PRAIA

Na sequência, foram todos à praia da Macumba participar da Gincana Ambiental e provas do Biathlon. O desafio da Gincana foi juntar o maior volume de lixo no menor tempo possível.

O vencedor do grupo campeão foi Victor Soares, que recebeu, como prêmio, a camiseta do grupo de ambientalistas CICLO LOCAL, parceiro da O’ SURFE.

O professor Wesley, do CICLO LOCAL, enfatizou a importância educativa da gincana como uma atitude ética, lúdica, recreativa e competitiva de preservação do planeta e demonstração, aos banhistas presentes, da força do surfe como defensor da natureza.




  
MARATONA AQUÁTICA : TRAVESSIA DE 500 METROS NO BRAÇO

A segunda atividade na praia foi a competição de travessia de 500 metros nadando no mar agitado. Os atletas previamente inscritos entraram no mar determinados a enfrentar as ondas sem a prancha.
Botaram em prática as lições que aprenderam durante o ano no curso orientado pela professora Bernadett dos Santos Alves.

Os jovens nadadores partiram da rua 8W e chegaram inteiros na pedra de Itapuã, com energia suficiente para o dobro do percurso.

”A travessia na pequena distância de 500 metros tem as mesmas características da Maratona Aquática, esporte olímpico. A intensificação das travessias que realizaremos em 2013 em diante, em distâncias progressivamente maiores, visa desenvolver habilidades e revelar talentos para as Olimpíadas de 2016”, observou a professora Bernadett.

O aspecto preventivo da Natação no Mar com relação a riscos de acidentes foi mencionado pelo técnico Eduardo Silva : “O surfista que domina a natação no mar pega uma onda mais segura e ainda pode ajudar banhistas que estejam se afogando”, completou.
Campeões da travessia em cada categoria:

Infantil :    Lucas Vasconcelos
Iniciante :    Leonam Mauricio
Mirim :    Pedro Ribeiro
Pro Junior :   Venancio Pimenta
  
BATERIAS DE SURFE
 

A terceira atividade na praia foram as baterias de surfe sob a direção do professor Márcio Português, da equipe de mestres do clube O’ SURFE.
Foram disputas renhidas nas quais os atletas puseram em prática tudo o que vêm aprendendo sobre manobras que encantam os jurados, escolha da melhor onda, concentração, respiração, determinação e aquele plus que define o competidor que quer ser campeão.
Os resultados :
Infantil - dos 8 aos 11 anos :
1º lugar :   Lucas Vasconcelos
2º lugar :   Pedro Correa
obs.: as condições do mar, adversas, restringiram o número de participantes nessa faixa etária

Iniciante - dos 12 aos 14 anos :
1º lugar :   Leonan Mauricio
2º lugar  :   Kedian Silva
3º lugar  :   Marco Romano

Mirim - dos 15 aos 17 anos :
1º lugar :    Victor Soares
2º lugar :    Kedian Silva
3º lugar  :   Diego Pimenta

Pro Junior - dos 18 aos 21 anos :
1º lugar :   Gabriel Popo
2º lugar :   Victor Soares
3º lugar  :   Venancio Pimenta

Os campeões das 4 categorias ganharam pranchas usadas, em bom estado, doadas  por surfistas que curtem e frequentam o CT da ong O’ SURFE, entre as quais uma, usada, shapeada por Henry Lelot, criador do Projeto, além de troféus, roupas e acessórios.


FECHO DE OURO DE 2012 


Na volta à sede da O’ SURFE, foi realizada a cerimônia simples e divertida de entrega das premiações aos destaques do ano.
Em 2012, o atleta da O'SURFE Victor Soares foi o campeão na categoria Grumet  (até 14 anos), do VQS Samba Fish, evento realizado no Canto do Recreio pela Volcom, no dia 07 de abril de 2012. Com essa performance, Victor garantiu passagem para a etapa final realizada na praia de Camburi, São Sebastião, SP, onde disputou com ganhadores de outros estados mas não conseguiu se classificar. Logo em seguida, Victor se contundiu no braço treinando manobras novas no skate e ficou sem competir até novembro .

Em 9 e 10 de novembro Victor conquistou o titulo de Rei da Prainha e ganhou uma passagem para competir no Brasileiro Amador, realizado nos dias 24 e 25 de novembro em Stella Mares, BA. Também pegou vaga na categoria Iniciante como integrante do time do Rio de Janeiro que conquistou o segundo lugar na classificação geral entre os estados do Brasil em 2012. 


O destaque de 2012 na Categoria Iniciante entre os alunos foi Leonam Maurício, 14 anos. Patrocinado pela Nike, venceu a sua primeira bateria na primeira competição de surf externa, o Festival Favela Surf Club, no Arpoador, no dia 16 de novembro de 2012.  Competiu com atletas de outras escolas fortes como Arpoador e Rocinha e se classificou para a semi-final. 


“Um bom começo que merece ser incentivado. Há um longo e prazeroso aprendizado a ser percorrido. Fazemos fé no Victor. no Leonam e nos demais surfistas do clube O’ SURFE que sonham com pódiuns e com as viagens internacionais que o surfe proporciona para os bons competidores”, estimula o professor Márcio Português.  

Nas competições internas da O’ SURFE, Leonam conquistou a pole position de melhor aluno em 8 dos 12 meses de 2012, em uma disputa que visa incentivar o melhor comportamento e a melhor performance dentro e fora d’água. 

Outro destaque O’ SURFE nesse evento foi o ex-aluno Pedro Ribeiro que abiscoitou o 1º lugar na travessia de Natação no Mar na categoria mirim.


ENTREGA DOS PRÊMIOS


Além das pranchas Lelot para Victor Soares e Leonam Mauricio, foram entregues os prêmios aos competidores que brilharam em 2012 e na Copa Surf & Natação Social 2012, como bermudas, camisetas, óculos de natação, tíquetes de refeição, etc, doados por pessoas e empresas que acreditam em nosso projeto, como Spoleto, Família Chumbinho , Board Session, Bermudas Melland, Blocos Konan, Gatorade, Resina Unifibra, shapers e outros apoiadores. 

Agradecemos a Deus pelas graças recebidas e a todos os que, de forma espontânea e com grande dedicação, colaboraram para o brilho da Copa Surfe & Natação Social de 2012 e contribuem para o fortalecimento da nossa ong. 

Feliz 2013 com vitórias cada vez maiores no esporte e na vida!













O’SURFE 

Formando campeões dentro e fora d’água