O que é o conhecimento? Como ele é construído? Do que ele é feito? Quais são suas fontes e aplicações? Para responder a todas estas questões, ao longo dos séculos, a humanidade, através de alguns de seus mais brilhantes representantes, elaborou teorias, produziu textos e formulou métodos. Nenhum deles, contudo, encerra em si respostas definitivas.
Por esta razão e baseados na crença de que o conhecimento é fruto também da troca de experiências e validado pela sua aplicabilidade na construção de um mundo mais justo, a escola CIEI, a única escola brasileira a oferecer aos seus alunos a possibilidade de ingresso automático em universidades estrangeiras, e a ONG O`Surfe, pioneira no Brasil na utilização do surfe como ferramenta de inclusão social, ambas situadas no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio de Janeiro, estabeleceram um diálogo em busca do conhecimento que faz do lúdico uma via com várias mãos e converte boas ações em boas notas e boas notas em bons relacionamentos.
No próximo dia 16 de fevereiro, na sede do CIEI, alunos da escola, já acostumados à filosofia que estabelece que fazer o bem e prestar serviços à sociedade são necessidades curriculares para quem busca conquistar uma graduação no exterior, vão se encontrar com os meninos e meninas da O`Surfe não para dar continuidade ao aprendizado das técnicas da nobre arte havaiana, nem tampouco para lhes dar aulas de reforço escolar.
Os jovens vão se encontrar para jogar. Mas não serão quaisquer jogos, serão os jogos educativos da Devco, empresa, com sede na Barra da Tijuca, especializada em dar vida a criações que ensinam que o conhecimento e as habilidades cognitivas também podem e devem ser adquiridas brincando.
Juntos, lado a lado, crianças e adolescentes de diferentes origens e histórias vão, trabalhando em equipe, encontrar respostas para enigmas que favorecem o aprimoramento de habilidades tão diversas e importantes quanto a concentração, o raciocínio, a paciência, a perseverança, a tolerância e a humildade.
Para Cláudia Stadelmaln, diretora e coordenadora pedagógica do CIEI, a iniciativa objetiva incrementar ainda mais a percepção dos alunos da escola de que compartilhar os conhecimentos adquiridos e estar disponível para os outros são vitais para a evolução pessoal e profissional.
-São diversas as fontes de conhecimento existentes no mundo. Nossa intenção é incentivar nossos jovens a perceberem que o outro é fundamental em seu crescimento e que a informação pode trafegar por caminhos pouco ortodoxos. É preciso ser sensível e estar atento, explica.
Fã de longa data de jogos da DEVCO, como o Winner, que estabelece que a aquisição de virtudes e a eliminação de defeitos é o melhor e único caminho para a vitória, o shaper Henry Lelot, presidente da O`Surfe, é só alegria com os resultados das trocas de experiências entre os meninos e meninas da ONG e os alunos do CIEI.
-O rendimento escolar dos nossos meninos nunca esteve tão bom. Por outro lado, o surfe dos alunos do CIEI também está fazendo bonito dentro d`água. O mais bacana é que, eventos como o que será realizado no CIEI, não são veículos para acentuar as diferenças entre as crianças, mas, principalmente, revelam o quanto, nós, seres humanos, somos parecidos e precisamos nos ajudar e respeitar, filosofa.
Para saber mais sobre o evento de integração promovido pelo CIEI com a parceria da O`Surfe e da DEVCO, entre em contato com Eduardo Leite pelos telefones: 9981-8984/ 2487-7234/ 2437-4457, ou pelo e-mail: edleitebr@yahoo.com.br; ou com Berto Filho pelo e-mail: http://br.mc505.mail.yahoo.com/mc/compose?to=bertofilho1@gmail.com ou pelos telefones 2523-3428/ 9917-0564/9848-9880
Para saber mais sobre o evento de integração promovido pelo CIEI com a parceria da O`Surfe e da DEVCO, entre em contato com Eduardo Leite pelos telefones: 9981-8984/ 2487-7234/ 2437-4457, ou pelo e-mail: edleitebr@yahoo.com.br; ou com Berto Filho pelo e-mail: http://br.mc505.mail.yahoo.com/mc/compose?to=bertofilho1@gmail.com ou pelos telefones 2523-3428/ 9917-0564/9848-9880
Nenhum comentário:
Postar um comentário