quarta-feira, 1 de junho de 2011

O’SURFE PRESENTE NO MUNDIAL

Atletas e alunos participam de replantio durante etapa do circuito mundial de surfe


A Barra da Tijuca foi o palco perfeito para as musas do Billabong Girls Rio Pro mostrarem sua força e radicalidade, nas ondas de 2 a 3 pés e boa formação, na disputa do Circuito Mundial. O público compareceu em peso no domingo ensolarado para conferir quem seria a vencedora desta etapa.

Mas este foi também o cenário perfeito para o Clube O’Surfe, contribuír para a sustentabilidade ambiental durante o evento.

O clube, primeiro surf clube do Brasil, esteve presente com cerca de 20 alunos e atletas, que plantaram mudas de vegetação de restinga para ajudar a equilibrar o ecossistema local e, assim, anular a emissão de gás carbônico emitidos durante o evento.


A ação foi organizada pela instituição E-consciente, responsável pela consultoria em sustentabilidade para o evento, que inclui educação ambiental através do plantio de mudas e mutirão de limpeza na praia.

De acordo com Flávia Hila, coordenadora do E-consciente todo o lixo orgânico gerado na área de competição está sendo recolhido, separado e transformado em adubo para o plantio de mil mudas, em um local ainda indefinido.

“O surfe depende da natureza para acontecer, sem ondas não há surfe. Por meio de um cálculo, que mede a emissão de gases poluentes, foi possível identificar o consumo de água, energia, entre outros, além da quantidade de gás carbônico emitidos no transporte de todos os envolvidos no campeonato. O total foi compensado com o replantio da vegetação nativa que já ajuda bastante a minimizar este impacto”, explicou Flávia Hila.

Os jovens atletas contaram com a ajuda dos surfistas profissionais Alejo Muniz, uma das maiores revelações do campeonato, e Pedro Scooby, que não hesitaram em colaborar com a mãe natureza

“Acho muito importante esta ação para o meio ambiente, afinal é onde o surfista passa mais tempo e por isso precisamos que esteja tudo em seu lugar. Hoje aprendi que tudo o que você faz tem uma reação e com a natureza não é diferente. Precisamos dela e por isso temos que respeitá-la”, comentou o estudante e surfista Kelvin Alexandre, 16 anos, um dos jovens formados no clube, que tem como objetivo formar campeões dentro e fora d’agua.

Para saber mais informações sobre o Clube O’Surfe basta acessar o blog www.osurfebrasil.blogspot.com.br


Foto Tony D'Andrea

Nenhum comentário: