quarta-feira, 31 de agosto de 2011

OSURFE NA SALA DE AULA



A ORGANIZAÇÃO SURFE DO BRASIL – Clube O’ SURFE – está visitando as escolas públicas municipais sediadas no entorno de sua sede, no Recreio, para oferecer aos alunos e professores cursos de surfe e natação no mar.
 
As primeiras duas escolas visitadas entre junho e julho de 2011 foram a Frederico Trotta e Margarida Glória, ambas no Condominio Barra Sul.
 
As fotos anexadas, tiradas pelo fotógrafo (voluntário O’ SURFE) Leon Dennis, registram cenas de uma das visitas aos alunos em mais de 10 salas de aula da Escola Municipal Frederico Trotta, realizada em julho, na qual o Clube O’ SURFE se fez representar pelo jornalista  Berto Filho (ex-apresentador dos telejornais da TV Globo) , pelo Tecnico de Surfe Eduardo Silva, por alunos e atletas que vem se destacando no CT do clube e pelo fotógrafo e cinegrafista Leon Dennis.
 
O objetivo das visitas-palestras (de 5 minutos)  é atrair alunos das escolas públicas para os cursos gratuitos que o clube O’ SURFE oferece no âmbito do Projeto RIO EM FORMA OLÍMPICO, da Prefeitura do Rio, do qual o Clube O’ SURFE é o Núcleo de Surfe no Recreio.

 
São cursos de Surfe e Natação no mar (este, um esporte olímpico)  para iniciantes que não surfam nem sabem nadar, e crianças que já surfam e querem melhorar o seu rendimento ou  experimentar o prazer de surfar e nadar no mar com segurança e orientação profissional.
Nesses rápidos mini-papos informais em sala de aula, são dados esclarecimentos sobre como e quando o aluno pode se inscrever na sede do clube, acompanhado dos pais e/ou responsáveis (o acompanhamento é obrigatório), quais os documentos que devem ser levados e quais as formas mais rápidas e simples de comunicação com o nosso atendimento.
 
Também são dadas dicas de roupas que as crianças e jovens devem levar ou vestir para frequentar as aulas no clube, que são ministradas na sede e na praia ( no entorno da sede ) no point que apresentar a  melhor condição de ondas no momento da aula -  entre o posto 12 do Recreio e a paia da Macumba, esta, no trecho em frente à rua Almirante Heleno Nunes, antiga 5W, onde fica a sede do clube.
 
Os alunos que se inscreverem também têm direito a aulas de reforço escolar  que são dadas todas as 5as. feiras, às 18:30 hs, por alunos do CIEI – Centro Internacional de Educação Integrada –, escola particular de origem suíça situada no Recreio, que é parceira do clube O’ SURFE. Os alunos voluntários do CIEI, de classe média,  se integram social e educacionalmente, de uma forma rica e prazerosa, com seus aluninhos de escolas públicas, proporcionando a estes aprender mais e tirar notas melhores em várias disciplinas, com destaque para português e matemática, nas quais têm maiores  dificuldades.
Esses alunos “professores”  do CIEI têm direito a aprender a surfar, aulas que podem ser dadas com a participação e o estímulo de seus aluninhos de reforço escolar.  É uma forma de integração social, esportiva e educativa que vem se consolidando de uma forma muito positiva para todos que intervém no processo.


 
Nos papos com os alunos nas salas de aula e nas reuniões que as escolas promovem com pais de alunos, os comunicadores do Clube O’ SURFE informam  sobre o atendimento jurídico de graça para os pais e responsáveis dos alunos, que é oferecido aos sábados, entre 9 e 12 hs, de 15 em 15 dias, com hora previamente marcada.  Os interessados são atendidos por  um dos advogados voluntários do escritório WRAA Advogados Associadois, parceiro do clube O’ SURFE nessa empreitada social.
 
Os alunos das escolas visitadas também têm o direito de frequentar aulas gratuitas de JIU-JITSU todo sábado de manhã (das 9 às 12 hs) , como opção ou complemento de aulas de surfe e natação no mar.  As aulas de JJ são ministradas pelo professor Eduardo Dias (Tico), faixa preta 1º grau da  Equipe Gracie Fusion Evolve/Gordo Jiu Jitsu cujos responsáveis técnicos são o professor e Mestre Roberto Correa de Lima (Gordo) e Rafael Correa de Lima (Gordinho).
 
As visitas às demais escolas da rede municipal situadas no entorno da sede do clube continuarão no 2º semestre deste ano, com o objetivo focado no aumento do ingresso de novos alunos para o Projeto RIO EM FORMA OLÍMPICO.
 
QUEM FAZ E COMO SÃO AS VISITAS
Os papos informais são dados por voluntários do clube O’ SURFE, entre os quais o jornalista Berto Filho, o shaper Henry Lelot, o Técnico Eduardo Silva, o professor Cleisson Cunha (Nataão no Mar), a Professora Loraine Paiva (Preparação Física), o fotógrafo Leon Dennis e atletas da equipe que se destacam em nosso CT (Centro de Treinamento), conforme a disponibilidade de cada um para comparecer no dia e hora marcados com a diretoria de cada escola.  
 
Nos papos em sala de aula, o visitador convida os alunos a ingressar no Projeto RIO EM FORMA OLIMPICO  nas atividades Nataçao no Mar  e Surfe. A presença de um ou 2 atletas de nossa equipe, inclusive um deles – Matheus Felipe -  estudante da Frederico Trotta e que pode se tornar um futuro atleta olímpico como nadador de travessias, ajuda a obter quase que um compromisso fechado ( do aluno visitado) de se inscrever em uma de nossas turmas, desde que, é claro, seus pais conheçam  a proposta do Clube O’ SURFE, a aceitem  e os levem para a inscrição no clube.
 
“Está sendo  gratificante e divertido entrar sala por sala interrompendo a aula (com a devida permissão  e apoio da professora) e dar o nosso recado. Os alunos estão chegando e seus  pais começam a perceber o valor, os benefícios (para eles mesmos e seus filhos) e o significado dessa parceria do clube com as escolas, seus professores e seus pais”, comentou o técnico Eduardo Silva, um dos visitadores mais atuantes.
 
Nesses papos, o jornalista Berto Filho faz um resumo da proposta e passa a palavra para o técnico Eduardo Silva ou para quem estiver no lugar deste. Esse voluntário explica como são os cursos, como se inscrever, as premiações para quem se destacar pelo desempenho na aula (esportiva), pelas boas práticas de cidadania,  etc. A presença de um atleta ou aluno matriculado nos cursos O’ SURFE com uma ou duas pranchas causa um forte impacto visual e proporciona a tangibilização da prancha pelo aluno.
 
“A  maioria toca na prancha pela 1ª. vez na vida, é uma descoberta emocionante, e aí pode começar um namoro muito sério desse pequeno ou pequena com o surfe”,  observa Berto Filho.
 
No final do papo, os alunos quase imploram para não sairmos da sala e nos envolvem e saúdam com alegria e encantamento, mas não tem jeito, a aula tem que continuar... e a gente entra em outra sala e repete tudo de novo ...
 
Quem se interessar em inscrever seu filho deve agendar uma visita ao técnico Eduarfdo Silva pelos telefones 2490-6412 ou 9212-3505 ou passar uma mensagem para os seguintes e-mails :
 
Eduardo Silva: absurf@hotmail.com

Nenhum comentário: