quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

FORMANDO CIDADÃOS ATRAVÉS DO SURFE




Ano 900 DC : o rei do Tahiti navega até o Havaí surfando... Começo do século 20, 1912 : Duke Kahanamoku ganha medalha de ouro nas Olimpíadas de Estocolmo praticando o Heenalu Surf e inicia a popularização em massa do surfe

Nossa entidade foi fundada em 2000 pelo surfista e artesão de pranchas Henry Lelot. Desde 92, Lelot desenvolve atividades para inclusão social de crianças e adolescentes em situação de risco, contando sempre com o apoio de amigos e da família, sobretudo seu pai, o jornalista Berto Filho, um dos maiores apresentadores do telejornalismo brasileiro de todos os tempos.


Através do nobre esporte dos reis inaugurado no Hawaii, no Tahiti ou no Peru (conforme diferentes narradores versados no mar), a O' SURFE está formando uma nova geração de atletas e cidadãos oriundos das camadas mais carentes das comunidades da zona Oeste e até da Zona Sul do Rio de Janeiro, em situação de extrema vulnerabilidade social, e à mercê da influência da criminalidade.

O surfe tem um efeito mágico, miraculoso mesmo, na criança e no adolescente das periferias. Nossa entidade os deixa cada vez mais perto da realização do sonho do surfe, de ser um Kelly Slater e surfar no Hawaii.

Com a inauguração de nossa sede em 2004, no Recreio dos Bandeirantes, a entidade passou a realizar o projeto SURFE SOCIAL, através do qual vem capacitando centenas de crianças e adolescentes para se tornarem futuros campeões de surfe ou atuar nas diversas atividades e ofícios ligadas ao surfe, como: instrutor de surfe, artesão de pranchas (consertos-pintura-shape-laminação) e vendedor especializado. Na mesma grade de ensino, com o apoio de assistente social, a O' SURFE promove a integração social, familiar e, sobretudo, o aumento da escolaridade, nas aulas de cidadania, neuro-linguística, reforço escolar e incentivo à leitura. Toda semana são premiadas as crianças que obtêm os melhores resultados segundo a avaliação dos monitores. O controle de desempenho e resultados é feito através de formulários específicos.

Hoje, a fila de espera alcança mais de 300 jovens, moradores de várias comunidades da Zona Oeste do Rio de Janeiro, como a emblemática Rocinha, e a demanda continua a crescer em função dos excelentes resultados do projeto, de sua grande visibilidade na mídia e, sobretudo, em função do fascínio que o surfe desperta na juventude. Afinal, quem não gostaria de saber pegar onda e se tornar um grande campeão de surfe ? Esse é o sonho...e é através dele que conseguimos tirar das ruas muitas crianças sob a influência da criminalidade e do tráfico, e contribuir para uma sociedade melhor.

LOCALIZAÇÃO
Estamos situados na praia do Pontal, Recreio dos Bandeirantes, berço do surfe brasileiro, coração do surfe carioca e maior pólo de confecção de pranchas do Brasil; nossa sede dispôe de uma estrutura especialmente voltada para o Treinamento Desportivo de Alto-rendimento e para a capacitação técnica nas diversas atividades ligadas ao surfe através de cursos que vêm sendo desenvolvidos em parceria com o Senac. Contando com o apoio do Instituto Rio, da Rede Spoleto, da Prefeitura do Rio e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, nossa entidade cuida da área de responsabilidade social da Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro.

É com grande satisfação que convidamos vc a conhecer de perto o nosso trabalho, realizado todas as terças, quintas e sábados das 7:30h as 17h. Agende uma visita através dos endereços abaixo.

Saiba mais informações clicando no link : www.lelot.com.br/osurfe.htm

Nenhum comentário: