segunda-feira, 22 de novembro de 2010

INTEGRAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO


Nesta última quarta, 17 de novembro, estudantes do Centro Internacional de Educação Integrada - CIEI e a equipe de atletas da O’Surfe participaram de uma experiência criativa e inovadora no campo social.

Esse primeiro contato entre jovens de classes e níveis de instrução tão diferentes foi bastante agradável e emocionante, na medida em que todos têm muita vontade de progredir e aprender coisas novas.

“Estou muito empolgado com as aulas e espero aprender bastante com eles e mostrar o que temos de melhor como a praia e o surfe. Meu maior interesse é aprender a falar outras línguas, como o inglês, vou dar o meu máximo não só para aprender, mas para ensinar”, comentou Bernard Leone, 15 anos, atleta O’Surfe.




A ideia é promover uma troca de conhecimentos entre os adolescentes para aulas de surfe e reforço escolar. De acordo com a professora do CIEI Isabela Belete, a proposta da escola é identificar alunos da O’ SURFE que precisem melhorar suas notas. Ao mesmo tempo, os alunos do reforço escolar irão ensinar surfe para os seus professores.

“É uma troca, onde os estudantes do CIEI poderão aprimorar os conhecimentos do mar. Neste trabalho, cada um tem algo para ensinar e aprender”, explicou Isabela que está coordenando a visita.

Quem sabe mais e tem mais, ensina a quem sabe menos e tem menos em troca aprende a surfar e assimila os valores do surfe. É mais ou menos esse o espírito da cooperação que norteia 12 alunos do 1º ano do Ensino Médio, entre 14 e 16 anos, da única escola internacional do Recreio.

“Vou me sentir bem ensinando o que sei para quem precisa melhorar seus estudos, sabe menos que eu, é como se eu adotasse um aluno, um amigo, para crescer e se realizar pelo conhecimento junto comigo”, disse Carlos Tadeu, um dos alunos do CIEI que já estão se preparando com imensa curiosidade e até uma certa ansiedade para a abordagem aos seus colegas instrutores do surfe.





As aulas de reforço será toda semana em matérias onde os estudantes se sentem mais fortes, como Música, Matemática, Informática e Desenho. E, na troca, vão receber aulas de surfe na sede do clube O’ SURFE e na praia, enfrentando e descobrindo o mar e o prazer de navegar numa prancha.

De acordo com o professor de matemática Marcelo Rosa, os alunos do CIEI passarão por uma experiência completamente nova, pois mesmo com uma vida financeira bastante confortável, eles vivem ilhados em seus condomínios e não têm liberdade de ir e vir como os jovens atletas.

“Eles não podem ter acesso a coisas simples, como ir descalço surfar, por exemplo. O projeto das escolas internacionais obriga os alunos a ter essa interatividade com pessoas de outras classes sociais. O trabalho social é obrigatório, faz parte da grade curricular e, com isso, a didática se torna mais interessante por conta desses paradoxos e as crianças acabam enxergando o mundo de outra forma, mais humana”, explicou o professor Marcelo.






CIEI

O CIEI é a única escola do Recreio filiada ao IB, uma organização de educação internacional sediada na Suiça, desde 2002.

Atualmente existem mais do 2700 escolas em 138 países, que podem se chamar de IB World School. No Brasil, são 14 instituições autorizadas e apenas três escolas no Rio de Janeiro, sendo elas o CIEI, a Escola Americana e a British School.

Para ser uma IB World School, a escola passa por rigorosa avaliação, reavaliação e os professores participam de constantes atualizações.

Fotos Luciano Cabal

Nenhum comentário: