segunda-feira, 22 de novembro de 2010

PEDRO MULLER INCENTIVA MOLECADA



Um dos grandes ícones do surfe profissional brasileiro, Pedro Muller, esteve presente no Centro de Treinamento O’Surfe, no último sábado, 20, para levar um pouco da sua experiência aos alunos do CT que estão se dedicando às competições.

Em palestra, que reuniu toda a equipe de atletas e professores do projeto, Pedro abordou temas como os estudos, as drogas e falou um pouco da sua trajetória como surfista profissional, além de dar muitas dicas para os novos surfistas.







Também estiveram presentes representantes do E-Solidário, uma rede social que promove o encontro de necessidades com oportunidade através da publicação de Lista de Pedidos e Cesta de Doação de produtos e serviços. As doações são feitas através dos Amigos Solidários que se cadastram no site, com livre acesso as funcionalidades da rede podendo assumir papéis de participante, doador, voluntário ou responsável por projeto social.





Dicas do Águia

Com olhares compenetrados os pequeninos puderam ouvir um pouco dos ensinamentos de um dos grandes mestres do surfe. Segundo Pedro, hoje em dia existem muitas facilidades para quem deseja seguir a carreira no surfe profissional.




“A minha dica para quem está começando é que não abandone os estudos, é muito importante saber falar bem, falar inglês fluente e pensar no futuro porque ele chega. Quatro horas de treino diário já é o bastante para se preparar para as competições, mas sobra muito tempo para os estudos. Ficar na praia sem ter o que fazer acaba tirando do foco. Estar numa sala de aula, num curso acaba lhe dando mais motivação para vencer. Tem que saber usar a cabeça e balancear o tempo de vocês”, disse Pedro que também doou pranchas para o projeto.





“No início da minha carreira como profissional e até quando comecei a surfar era muito difícil ter acesso a bons equipamentos, o contrário de hoje. Nos anos 1980, para encomendar uma prancha tinha que esperar o shaper ter aquela inspiração e, muitas vezes, levavam-se meses até conseguir pegá-la e isso atrasava muito a vida do surfista. Hoje em dia existem muitas facilidades para quem deseja seguir essa carreira, pois o comportamento, o esporte, está mais profissional com diversos elementos como a internet, por exemplo, que transmite as competições em tempo real”, lembrou o campeão Muller que também é conhecido como o Águia.

Pedro Muller é um dos grandes ídolos do surfe brasileiro, nas décadas de 80 e 90, não só pelo seu surfe, mas pela pessoa que é. Para ele, o mais importante é não desistir dos estudos por ser uma carreira de vida muito curta. “Eu não consegui conciliar o surfe com os estudos e hoje sinto muito falta de um curso superior. Eu tive sorte por ter seguido a carreira de surfista profissional pelas viagens, os prêmios, os lugares e pessoas que conheci, mas me arrependo de não ter cursado uma faculdade”, explicou.




Fatores como disciplina, dedicação e comportamento também foram abordados por ele durante o encontro.

“Outro fator muito importante é a disciplina. Não adiantam ir para a balada, se encher de drogas, bebidas e querer ser um campeão. As drogas minam as nossas forças e o desempenho. É claro que não precisa só pensar em treino, pode-se perfeitamente separar o final de semana para fazer outras atividades como ir ao cinema, teatro. Deve-se saber administrar a vontade de surfar. Com certeza o maior barato é pegar onda, não existe droga que proporcione o prazer de surfar”, finalizou Pedro Muller.




Para conhecer e participar do projeto E-Solidário basta acessar o site http://www.e-solidario.com.br/

Fotos Luciano Cabal

Nenhum comentário: